Nova versão da ISO 9001. A ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 posiciona a nova versão da norma entre os esforços da organização em direção a um desenvolvimento sustentável e a promove como ferramenta para melhorar o desempenho geral. Incentiva a intensificação do foco de interessados internos e externos na adoção de uma abordagem baseada no risco para a gestão da qualidade e enfatiza a importância da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) como decisão estratégica da organização.

Principais alterações

Estrutura e terminologia

A ISO 9001 vai seguir a estrutura normalizada para os sistemas de gestão. A ISO 9001:2015 adota a estrutura em cláusulas especificada no Anexo SL. A estrututura normalizada vai beneficiar principalmente as organizações que possuam sistemas integrados.

Contexto da Organização

No desenvolvimento e implementação do SGQ deve ser levado em conta o contexto da organização (aspetos internos, externos, partes interessadas).

Riscos e oportunidades

Requisito para uma abordagem de gestão de risco, substituindo as ações preventivas.

Liderança

A “Gestão de Topo” contínua presente mas foi dada maior visibilidade à Liderança. A liderança está presente em todos os níveis e os inquéritos efetuados pela ISO recolheram muitos comentários sobre falta de responsabilização (“accountability”) da gestão no SGQ. Esta revisão “agarra” definitivamente esta questão.

Informação documentada

Os termos “procedimento documentado” e “registo” usados na ISO 9001:2008 foram substituídos na ISO 9001:2015 pelo termo “informação documentada”. São informações que precisam ser controladas e mantidas pela organização. Cabe a cada organização determinar o nível e o tipo de documentação necessária para controlar seu próprio SGQ.

Outros requisitos

  • Identificação das competências necessárias do pessoal que executa o trabalho que afeta o desempenho da qualidade;
  • Identificação e manutenção do conhecimento necessário para assegurar que uma organização possa obter a conformidade de produtos e serviços;
  • Uma abordagem baseada no risco para determinar o tipo e o alcance do controlo adequado a todos os tipos de fornecedor externo.
Transição da ISO 9001:2008

As organizações que já possuem o certificado ISO 9001:2008 têm três anos, a partir da publicação formal da ISO 9001:2015, para efetuar a transição para a nova versão da norma.

Contacte-nos.

Enviar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment