A certificação das empresas, principalmente de acordo com a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, tem representado uma mais valia externa, mas mais importante, internamente. O sistema de Gestão da Qualidade, é utilizado como ferramenta para a melhoria da organização interna, aumento da satisfação do cliente e é utilizado como ferramenta de planeamento em todas as atividades da empresa.
Esta visão é aplicada a qualquer referencial.
Os técnicos da JPC Santo possuem a competência para o desenvolvimento da atividade de consultoria nos mais diversos referenciais. Em função das necessidades de cada cliente, estruturamos os projetos de consultoria de uma forma integrada, respeitando a individualidade de cada cliente.
A qualidade é o ponto onde começa a competitividade e o sucesso da sua organização. O passo para a certificação de acordo com os requisitos da ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade torna-se natural, permitindo assim também um reconhecimento externo.
A decisão de certificação de um sistema de gestão da qualidade permite:
- Aumentar fidelização dos clientes;
- Aumentar confiança entre as partes que permita contribuir para a repetição e recomendação do negócio;
- O incremento dos resultados operacionais e da quota de mercado;
- A optimização dos processos para alcançar os resultados esperados;
- A motivação das pessoas na sua participação na melhoria permanente do desempenho;
- Gerar valor para a organização e para as partes interessadas.
O papel da empresa de consultoria e dos consultores é de serem o facilitador na interpretação dos requisitos da norma ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e adequa-los a cada organização e a cada área de atividade.
A Certificação de acordo com a ISO 13485:2017 evidencia que uma organização possui capacidade para fornecer Dispositivos Médicos, bem como os serviços associados, que cumprem, de forma consistente, os requisitos dos clientes e os requisitos regulamentares aplicáveis.
A norma ISO 13485:2017 é aplicável a todos os fabricantes, fornecedores, componentes, serviços subcontratados e distribuidores de dispositivos médicos.
Desta forma, a Certificação de acordo com o referencial ISO 13485:2017 tem por objetivo facilitar a aplicação de regulamentos e directivas comunitárias, sobretudo a 93/42/EEC – Diretiva dos Dispositivos Médicos.
As vantagens da certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade orientados para o fornecimento de Dispositivos Médicos incluem:
- A implementação sistemática, integrada e coerente de ferramentas e procedimentos orientados para as especificidades do fabrico de dispositivos médicos e serviços associados;
- Dar cumprimento a requisitos regulamentares;
- Evidenciar que os produtos são adequados para o fim a que se destinam;
- Potenciar o aumento da confiança dos consumidores e clientes.